quarta-feira, 27 de julho de 2011

Anular recibos verdes electrónicos

Nota: Os emitentes de recibos verdes electrónicos podem anular os recibos até ao final do prazo de entrega da declaração de IRS (n.º 1 do artigo 60.º CIRS).
A anulação do recibo é comunicada por carta simples ou por e-mail ao adquirente do serviço. Esta anulação conduz a que o recibo em posse do adquirente deixe de poder ser utilizado como comprovativo dos custos suportados. (SIRE)
 

1. Vá ao Portal das Finanças
2. Introduza o seu número contribuinte e senha

3. Escolhe rendimentos

4. Consultar
5. Recibos verdes electrónicos

6. Colocar o ano e número de contribuinte do cliente.

7. Continuar


8. Anular
9. Confirmar

Nota: clique nas imagens para fazer zoom!

31 comentários:

  1. Olá António. O que aconteceu é que emiti uma série de recibos que ficaram em branco e depois preenchi uma outra que apareceu, pelo que ficaram por preencher pelo meio 7 recibos que não preenchi de todo... já pedi ajuda ás finanças, mas ninguém me diz nada e quando submeto os mais recentes, vem-me sempre á baila os que estão para trás "pendurados"...que também já não consigo preencher, mesmo fora de ordem! pode ajudar-me? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla!
    Além de não conseguir preencher, também não consegue anular?
    Cumprimentos
    AF

    ResponderEliminar
  3. Olá. O que me faz mais confusão é que o valor que eles têm que me pagar não corresponde ao valor final, depois de aplicadas as taxas de IVA e de Retenção na Fonte.

    ResponderEliminar
  4. Sr. António

    Preciso de ajuda, nao consigo anular um recibo verde porque ao por os dados diz que nao existe! :(

    ResponderEliminar
  5. Olá Leonor Teixeira!
    Peço desculpa pelo atraso à resposta da sua pergunta.
    Para anular o recibo deve de ter em conta o passo 6.
    Se ele não aparecer, não pode anular!

    ResponderEliminar
  6. Sr António, muito obrigado por esta ajuda, fez-me ganhar muito tempo!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Deverei proceder à anulação de um recibo verde, devido à não aceitação do mesmo no prazo previsto (5 dias úteis)? Ou existe a possibilidade de re-emitir o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Se não vai receber o valor para o qual foi passado o recibo, deve anular o recibo. Há prazos para anular os recibos.
      Pode voltar a passar o mesmo recibo a qualquer hora.
      Cumprimentos
      AF

      Eliminar
  8. Eu por acaso já recebi o valor, mas o cliente não conseguiu aceitar o recibo no prazo. Portanto, devo anular e voltar a passar, certo?

    ResponderEliminar
  9. Caro António
    Obrigado pela explicação.
    Miguel

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde António!

    Fiz exatamente o procedimento que descreveu acima, encontrei o recibo que preciso anular, mas não tenho essa opção. Apenas tenho opção de fazer nova pesquisa ou imprimir o recibo que encontrei. Consegue ajudar-me?
    Att,
    Andreia

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Passei um recibo verde e cobrei iva indevidamente e a empresa, à qual passei o recibo, pagou o iva e era indevido. O recibo estava mal passado, eu não cobro iva. Agora a empresa pediu para anular o recibo para reaver o iva pago. Isto é possível?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ANA!
      Já tentou anular o recibo no portal das finanças?
      Depois figa-me alguma coisa
      (Veja a resposta no próximo comentário)
      Cumprimentos
      AF

      Eliminar
  12. Olá!
    Passei um recibo verde cobrando iva indevidamente pois não devia ter cobrado iva nenhum. Agora a empresa, que entretanto pagou o iva, pede para anular o recibo e passar um novo sem iva para reaver o valor de iva já pago. O recibo foi passado em janeiro de 2014 mas referente a 2013. Ainda posso anula-lo e passar um novo? A empresa ainda pode reaver o iva já pago? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ANA!
      O recibo, em principio, pode ser anulado antes do dia 15 de Abril 2014.
      Se conseguir anular o recibo no portal das finanças, não há qualquer problema para si. A empresa depois faz o acerto de contas com as finanças!
      Cumprimentos
      AF

      Eliminar
  13. Boa noite queria saber (é a minha 1ª vez a passar o recibo verde na net) se depois de passado o recibo verde o posso descarregar para ficar com a copia.
    muito obrigada
    Vera Monica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera!
      Depois de preenchido pode imprimir em papel ou imprimir para PDF. Necessita de um programa para imprimir para PDF. Pode utilizar este programa: http://antoniofreitasfreeware.blogspot.pt/2008/09/pdf995.html

      Eliminar
  14. Boa tarde passei um recibo verde no entanto não me foi pago devidamente ou seja até agora ainda não e já passei o recibo à mais de um mês. Falei com o dono da empresa e ele disse já entreguei o recibo à contabilista ... sem ter pago... eu disse que ia anular o recibo... mas ele achou que eu não devia anular o recibo. Agradeço a sua ajuda nesta questão

    Maria

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Maria!
    Acha que a empresa vai pagar o valor em causa?
    Há alguma proposta de datas em relação ao pagamento?
    Marque, com a empresa em causa, uma data prevista para o pagamento.
    Se acha que nunca mais vai receber esse valor, acho que deve anular o recibo...

    Cumprimentos
    AF

    ResponderEliminar
  16. Boa noite,
    Fui ontem notificada pelas finanças sobre um erro no preenchimento da minha declaração de IRS (2013), que me levou a rever todos os recibos emitidos durante o ano de 2013. Constatei que me havia enganado no valor declarado num recibo emitido em Outubro de 2013, não tendo este problema sido detectado nem por mim, nem pela entidade que me paga os honorários. Estive hj nas finanças onde foi feita correcção da declaração e me foi dito que por enquanto a declaração não apresentada + nenhum erro. Expus a situação hj à tarde a referida empresa que me efectua os pagamentos. A minha questão é se é possivel efectuar a correcção deste recibo, uma vez que o prazo para a sua anulação já foi ultrapassado. Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Cumprimentos,
    Dina

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Dina!
    A resposta à sua questão não!

    ResponderEliminar
  18. Ola, boa tarde, Sr. António.
    Há dias recebi uma carta das finanças dizendo que não entreguei declaração do IRS- Modelo3 de 2011. Acontece que, no mês de setembro do ano de 2011, prestei serviços administrativos numa empresa à recibos verdes - ato isolado. Fiz a emissão do recibo, entreguei à empresa, mas, não sabia se tinha de entregar a declaração referente ao ano 2011, por isso, foi essa a razão por me terem enviado uma carta para tal. Preenchi a declaração de acordo com os dados que a empresa me forneceu, ou seja, o rendimento para qual tinha de apresentar às finanças. O problema é que recebi uma outra carta dizendo que o rendimento declarado é inferior ao conhecido. Porque essa notificação? Porque por engano emiti 4 recibos em vez de 1. A minha questão é: como posso fazer para resolver esta situação? Corrijo o valor já declarado, ou seja, em vez de valor de 1 recibo, corrigir pro valor de 4, ou envio uma justificação para esta irregularidade?

    Agradeço desde já a sua ajuda e a sua disponibilidade
    Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Boa noite!
    O valor declarado é sempre o resultado do somatório de todos os recibos passados e não anulados.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, caro António Freitas.
    Sou trabalhador independente e tenho colaborado regularmente com uma empresa emitindo recibos verdes. Em paralelo, tenho pago a SS.
    Há dias o patrão disse-ma para anular os recibos emitidos este ano e propor-me um contrato como trabalhador dependente.
    Sei que posso anular os recibos verdes, mas tenho receio da relação com a SS. Será que é legal o que se pretende? Tenho alguma forma de reaver o que paguei à SS já que vou fazer descontos pela empresa?
    Muitos parabéns pelo seu blog.
    Antecipadamente grato

    Luis Vieira

    ResponderEliminar
  21. Boa noite!
    Em relação aos problemas descritos, apenas será complicado/demorado reaver o valor já pago à SS. No entanto poderá ser reembolsado. Deverá contactar a SS e colocar a questão! Possivelmente o técnico da SS irá sugerir que faça uma exposição por escrito da sua situação. Depois deverá receber uma resposta em casa! Depois diga-nos qual foi o resultado obtido.
    Cumprimentos
    António Freitas

    ResponderEliminar
  22. Ola boa noite,
    Passei um recibo verde,porem enganeime ao colocar o valor do mesmo, mas este ja está validado. é possivel anular o mesmo e fazer novamete? Obrigado

    ResponderEliminar